terça-feira, 29 de junho de 2010

TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional é uma modalidade de treinamento que, através principalmente da especificidade, busca o equilíbrio, a prevenção de lesões e a melhora da performance de atletas e indivíduos sem finalidades competitivas. Cada movimento realizado pelo corpo humano envolve vários músculos, cada qual com diferentes funções. Alguns são responsáveis por gerar o movimento, enquanto outros atuam ao mesmo tempo para estabilizar articulações e potencializar movimentos.
Muitas vezes, por questões estéticas ou mesmo falta de informação, as pessoas fortalecem apenas a musculatura mais superficial, mais aparente, sem se preocupar com a musculatura estabilizadora, mais profunda. Assim, os músculos fortes ficam cada vez mais fortes e conseqüentemente os músculos mais fracos, menos treinados, ficam cada vez mais fracos. E isso gera um desequilíbrio progressivo, com redução da eficiência dos movimentos, o que se torna fonte de lesões comuns.
Os exercícios realizados nos aparelhos convencionais de musculação reduzem a exigência da coordenação e do equilíbrio que o exercício livre exige, pois estes aparelhos já servem como estabilizadores das articulações. Os exercícios feitos com contrações isométricas, ou sem movimento, são os mais indicados para ganho de resistência e estabilidade. E é esse tipo de exercício que é enfatizado nos treinamentos funcionais.
Os exercícios funcionais são direcionados ao fortalecimento da musculatura necessária às atividades cotidianas e aos gestos técnicos das diferentes modalidades esportivas, reproduzindo tais gestos e atividades com exercícios específicos. Eles permitem ao sistema muscular ativar e recrutar as fibras musculares adequadamente, o que aumenta a capacidade funcional do indivíduo nesta determinada tarefa. Assim, quanto mais parecido o exercício com a atividade ou o gesto que este está tentando reproduzir, melhor será seu desempenho e seus ganhos.
Existem vários recursos que podem ser utilizados para melhorar a capacidade funcional do indivíduo, como a bola, pesos livres, cabos, elásticos, superfícies instáveis, apoio unilateral, prancha de equilíbrio, entre outros.





As principais vantagens do treinamento funcional:
Otimização da performance atlética
Melhora do equilíbrio muscular
Melhora da coordenação motora
Aumento do recrutamento das fibras de resistência
Desenvolvimento da consciência e controle corporal
Melhora da postura
Diminuição da incidência de lesão
Aumento da eficiência dos movimentos.


Valências físicas do treinamento funcional
Equilíbrio
Força
Flexibilidade
Resistência
Coordenação
Velocidade

Ao treinar nosso corpo, devemos pensar que ele é um sistema interligado. Cada músculo tem receptores para avaliar as posições relativas ao espaço e a todo o equilíbrio corporal. Eles estarão em comunicação, interligando informações para tentar produzir um dado movimento. Isso acontece desde que todos os sistemas funcionem em harmonia para as exigências corporais do indivíduo.
O treinamento funcional busca proporcionar funcionabilidade para os indivíduos, com finalidades competitivas ou não. O método proporciona melhoras em habilidades motoras, que são exigidas no dia-a-dia de pessoas não atletas, assim como, potencializa a performance de indivíduos com objetivos competitivos. Portanto, você que é atleta ou um simples praticante de atividade física moderada, busque informações sobre os benefícios do treinamento funcional e experimente essa modalidade de treinamento.

3 comentários:

  1. É isso aí Beto, Parabéns pela iniciativa e que Deus lhe abençoe. Estarei acompanhando daqui. Abraços. Pablo Almeida

    ResponderExcluir
  2. sábado (03-07) vou dar uma aula de marketing esportivo em uma pós-graduação e vou apresentar seu blog como exemplo se puder poste mais artigos, valeu? abraço.

    ResponderExcluir